Quando foi bispo em Tagasta – Numídia (atual Argélia, onde nasceu, uma expansão do império Romano no Norte da África, tida como o celeiro de Roma) Agostinho teve de repreender muitos de seus padres e membros da congregação que teimavam em repetir: – “Só porque freqüentamos ídolos e nos aconselhamos com adivinhos, não siginifica que tenhamos abandonado a Igreja – somos católicos!”.
Santo AgostinhoMas o próprio Agostinho fora pagão durante certo tempo de sua vida. Sua educação estava recheada da tradição berbere e dos textos fenícios, lera e venerava Virgílio, a Eneida, toda aquela poética que repetia, à sua maneira e para o engrandecimento de Roma, o império que se alastrava com a igreja, os feitos de heróis guardados por deuses gregos, logo pagãos.
A Igreja Apostólica Católica Romana era cristã há pouco tempo, os papas ainda eram imperadores, o império avançava rapidamente dominando todo o mundo conhecido e por isso o latim era a língua oficial (o que ele aprendeu raidamente já que “seu coração ansiava por expressar-se“), mas o grego também era ensinado aos jovens. Agostinho não o aprendeu, não quis, ou não pode, era um jovem rebelde (dizem que foi chicoteado várias vezes por isso), foi ridicularizado por seus críticos contemporâneos, e embora tenha reconhecido esta desvantagem, e se arrependido de sua postura de jovem revoltado, soube disso tirar vantagem – sua profunda originalidade deriva, até certo ponto, de sua independência dos princípios gregos e de outras tradições.
De fato, muitos de seus estudiosos apressam-se a culpá-lo, em biografias enganosas, de cometer excessos sexuais, pois teve um filho aos dezesseis anos de idade com uma mulher em Cartago, a quem deu o nome berbere de Deodato (Adeodatus, em latim).
A sua influência, porém, não se deve à sua posição eclesiástica, mas a quantidade desconcertante de seus escritos – a recapitulação incompleta de seu livros, realizada por ele mesmo, calculou-os em noventa e três. Além disso, há quase trezentas cartas e mais de quatrocentos sermões – os quais aproximadamente oito mil ele pregou. Usava copistas e taquígrafos a quem tinha acesso como bispo, e não os deixava em paz. Sempre escrevendo, pensando e reescrevendo, revisando, suas idéias.
Essa inquietação externa, uma energia mental comunicada no ritmo de sua prosa ele chamou de “coração instável” – cor inquietum. “Já que é de Deus que estamos falando, você não compreende. Se pudésseis compreendê-lo, não seria Deus. A nossa mente não pode ser compreendida nem mesmo por si mesma, porque é feita à imagem de Deus.“
Agostinho foi um pensador fecundo cujo enorme embasamento em Filosofia clássica concebeu uma original interpretação das primeiras doutrinas cristãs sobre a mente e o corpo humanos, da sabedoria e de Deus.